quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Jovem empreendedor insere evento de cultura japonesa na programação de Manaus


Por Mônica Dias

Divulgar a cultura pop japonesa. Esse era o objetivo do jovem Leonardo Tamietti, fã de animes e mangás, que em 2005, com apenas 21 anos, lançou em Manaus o Anime Jungle Party. O evento já acontece há sete anos e na sua última edição conseguiu reunir 12 mil pessoas

A primeira edição contou com um público de 1.600 pessoas em dois dias de evento. Leonardo contou para o Ufam Nomics que no começo parecia loucura insistir na ideia. “Eu e mais 5 amigos investimos R$ 8 mil e não conseguimos lucrar nada. Foi um verdadeiro fracasso. Continuamos insistindo mesmo porque não tinha nada parecido em Manaus e queríamos expandir a cultura oriental na cidade”, disse.

Cosplayers são um dos pontos altos do evento
Apesar do prejuízo, Leonardo resolveu apostar e padronizar o projeto. Ele definiu uma programação com 3 edições do AJP por ano ano, cada uma com 3 dias. “Após alguns anos, conseguimos patrocínio da Coca-Cola e melhoramos a estrutura. A média de pessoas subiu nas últimas edições para 7 mil nos 3 dias”, contou.

Leonardo também voltou o evento para o público familiar. A principal ferramenta de divulgação foi o facebook. “Nós não vendemos bebidas e oferecemos atrações para todas as idades. Escolhemos o facebook para divulgar, porque é de graça e eficiente. Chega com facilidade no nosso maior público”, ressaltou o empresário.

Equipe do UfamNomics e do Pulo Duplo no Anime Jungle Party
Este ano, a 21ª edição do AJP trouxe atrações nacionais como o cantor e compositor Edu Falaschi, vocalista da banda Angra, os integrantes do site geek Jovem Nerd, o dublador dos personagens Goku e Bob Esponja, WendelBezerra e o dublador dos personagens Vegeta e Brock, Alfredo Rollo. Os custos gerais foram de R$62 mil e a recompensa foi o público recorde de 12 mil pessoas “Foi a primeira vez que lucramos de verdade. Não temos uma tabela certa de saldo por evento, depende da bilheteria, a única coisa fixa é a tabela de pagamento, que fica em torno de R$ 20 mil. O resto do dinheiro é investido no evento”, explicou.

O idealizador está feliz com os resultados e pretende continuar com o AJP. “Todo ano inovamos com mais brinquedos, mais divertimento. Não ficamos parados e estamos de olho nos lançamentos. Sempre que possível investimos em mais atrações. Nossa meta é manter uma média de 10 mil pessoas por edição este ano, já começamos com 12 mil, então estamos muito felizes”, concluiu.
A equipe do UfamNomics foi ao AJP e fez uma entrevista com os convidados 'Jovem Nerd' e Azaghal, confira o resultado no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário