quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Brasil desponta como o terceiro colocado no mercado de produtos de beleza

Por Camila Pereira


Não importa a cultura, a religião nem a idade, todos querem e possuem sua forma de ficar bonito. Não por menos, o mercado de beleza vem apresentando um notável crescimento, principalmente no Brasil, país conhecido por sua multi diversidade cultural. Os números confirmam: somos o terceiro no mercado de produtos debeleza, perdendo apenas para as potências Estados Unidos e Japão

Dados do Instituto Euromonitor mostram que o setor brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos faturou no último ano mais de US$ 43 bilhões. 18,9% mais que 2010, quando a indústria movimentou US$ 36,187 bilhões. 

Mas ao que se deve este crescimento? De acordo com o economista Aníbal Turenko Beça, além da produção de seus produtos, a alta é um reflexo cultural do próprio país. “Temos um parque industrial pujante e de grande produtividade, sem levar em conta a quantidade de multinacionais que produzem seus produtos aqui e os importados. Esses números só comprovam que os brasileiros não têm mesmo poupado esforços e nem dinheiro para ficarem mais bonitos. Nosso país é tropical, o corpo geralmente está à mostra, diferente de países frios, onde tudo é coberto. Temos padrões e festas culturais que celebram o corpo como o Carnaval. Temos a mídia impondo padrões de consumo e comportamento, entre eles o de zelo e cuidado com o corpo”, explicou.



A mídia tem um papel importante na divulgação dos produtos e do fascinante mercado da beleza. Novos blogs nascem todos os dias e compartilham ideias sobre produtos e tendências. Uma das pessoas que se utiliza desta rede, para a venda de produtos e trocar ideias é a consultora de beleza Julie Brelaz. Ao invés da venda porta a porta, ela criou um espaço no Facebook, para vender produtos e tirar dúvidas. “O grupo tem a finalidade de trocar informações sobre produtos, dicas de beleza e moda. Facilita minha comunicação com as consumidoras. Além de encontrar clientes de todos os tipos e de todo lugar é uma maneira mais fácil e dinâmica de vender os produtos. Ser consultora é sim muito vantajoso quando o trabalho é bem administrado. Mulheres nunca vão deixar de ser vaidosa, esse mercado só tende a crescer mais, pelas novidades, e eu to tentando passar isso a elas”, declarou. 

A variedade é sim uma das questões que atraem o público feminino, que sempre está a procura de novidades. “A variedade de produtos é algo bom. Dá poder de escolha, comparação da qualidade de produtos e até formas de pagamento”, defende a estudante universitária Leonilia Abreu. 


Outra vertente são os produtos específico para homens. A indústria tem dado uma atenção especial para estes públicos. São shampoos, cremes, e até esmaltes com cores. Eles gostam, deste cuidado especial. “Cada vez mais os homens vem se interessando nestes produtos, porque tem se importado mais com a aparência e até mesmo uma preocupação não só com a autoestima, mas com a saúde. Os produtos masculinos vieram em ótima hora, porque nossa pele, cabelo, unhas, são diferentes das mulheres. Vejo como uma tendência de mercado até”, acredita o estudante Igor Matheus. 

O estudo da londrina Euromonitor ainda aponta que se o mercado continuar em ascensão, em 2013 ultrapassará o segundo colocado em consumo de mercado de Beleza, o Japão.

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