Por Camila Pereira
Não importa a cultura, a religião nem a
idade, todos querem e possuem sua forma de ficar bonito. Não por menos, o mercado de beleza vem apresentando um notável crescimento, principalmente no Brasil, país conhecido por sua multi diversidade
cultural. Os números confirmam: somos o terceiro no mercado de produtos debeleza, perdendo apenas para as potências Estados Unidos e Japão.
Dados do Instituto Euromonitor mostram
que o setor brasileiro de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos faturou no
último ano mais de US$ 43 bilhões. 18,9% mais que 2010, quando a indústria
movimentou US$ 36,187 bilhões.
Mas ao que se deve este crescimento? De
acordo com o economista Aníbal Turenko Beça, além da produção de seus produtos,
a alta é um reflexo cultural do próprio país. “Temos um parque industrial
pujante e de grande produtividade, sem levar em conta a quantidade de multinacionais
que produzem seus produtos aqui e os importados. Esses números só comprovam que
os brasileiros não têm mesmo poupado esforços e nem dinheiro para ficarem mais
bonitos. Nosso país é tropical, o corpo geralmente está à mostra, diferente de
países frios, onde tudo é coberto. Temos padrões e festas culturais que
celebram o corpo como o Carnaval. Temos a mídia impondo padrões de consumo e
comportamento, entre eles o de zelo e cuidado com o corpo”, explicou.
A mídia tem um papel importante na divulgação dos produtos e do fascinante mercado da beleza. Novos blogs nascem todos os dias e compartilham ideias sobre produtos e tendências. Uma das pessoas que se utiliza desta rede, para a venda de produtos e trocar ideias é a consultora de beleza Julie Brelaz. Ao invés da venda porta a porta, ela criou um espaço no Facebook, para vender produtos e tirar dúvidas. “O grupo tem a finalidade de trocar informações sobre produtos, dicas de beleza e moda. Facilita minha comunicação com as consumidoras. Além de encontrar clientes de todos os tipos e de todo lugar é uma maneira mais fácil e dinâmica de vender os produtos. Ser consultora é sim muito vantajoso quando o trabalho é bem administrado. Mulheres nunca vão deixar de ser vaidosa, esse mercado só tende a crescer mais, pelas novidades, e eu to tentando passar isso a elas”, declarou.
A variedade é sim uma das questões que atraem o público feminino, que sempre está a procura de novidades. “A variedade de produtos é algo bom. Dá poder de escolha, comparação da qualidade de produtos e até formas de pagamento”, defende a estudante universitária Leonilia Abreu.
Outra vertente são os produtos
específico para homens. A indústria tem dado uma atenção especial para estes
públicos. São shampoos, cremes, e até esmaltes com cores. Eles gostam, deste
cuidado especial. “Cada vez mais os homens vem se interessando nestes produtos,
porque tem se importado mais com a aparência e até mesmo uma preocupação não só
com a autoestima, mas com a saúde. Os produtos masculinos vieram em ótima hora,
porque nossa pele, cabelo, unhas, são diferentes das mulheres. Vejo como uma
tendência de mercado até”, acredita o estudante Igor Matheus.
O estudo da londrina Euromonitor ainda
aponta que se o mercado continuar em ascensão, em 2013 ultrapassará o segundo
colocado em consumo de mercado de Beleza, o Japão.
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